segunda-feira, 8 de julho de 2013

ESTUDO SOBRE O COMEÇO ( GÊNESIS)


CÉLULA DE ADULTOS  IMPACTANDO VIDAS  DIA 08/07/2013


PARTICIPANTES: FLÃVA, JOCELMA, TELMA, GUITO,PATRICIA, CARLA, EVA, DONA MARIA, EDNA, SANTOS, OZIAS, LÍDIA, DANIEL PARRELA, AFONSO, CINTHIA, VÂNIA E AS CRIANÇAS.

TEMA: ESTUDO DA BÍBLIA ( ANTIGO TESTAMENTO)


PRELETOR: PASTOR DANIEL PARRELA
LEVITA: MANUEL CASASSANTA/ OZIAS

A Bíblia tem sessenta e seis livros, trinta e nove no Antigo Testamento, vinte sete no Novo Testamento. 
O Antigo Testamento se divide da seguinte forma:

Pentateuco: Cinco livros escrito por Moíses. 
Gênesis, Êxodo, Levitico, Número, Deuteronômio;

Históricos: Josué, Juizes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias  Ester;

Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão;

Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel;

Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Malaquias, Zacarias.

O Antigo Testamento foi escrito em Hebraico.

Profetas são chamados de maiores, devido a sua extensão, e menores devido a sua menor extensão. Foram assim chamados a partir de Agostinho.

Iremos começar falando sobre o livro de Gênesis. Amém?

Gênesis significa : começo

Tudo na vida, depende do começo. Deus criou todas as coisas em seis dias, no sétimo descansou. Criou a terra, a água, a luz, o sol, plantas, árvores, animais. Formou o homem do pó da terra, imagem e semelhança de Deus.

É interessante sabermos que a terra já era habitada antes de Adão. Quando Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil, os índios já habitavam em nossa terra. Quando Adão foi criado por Deus, e passou habitar no jardim do Éden, satanás, já habitava na terra. Em Gênesis cap 1 nos fala: " Deus criou os céus e a terra, e o Espirito de Deus pairava sobre a face da terra. Perceba o seguinte: Tudo estava pronto,  em seguida  o Espirito passava sobre a face do abismo. Satanás ao cair com um terço dos anjos, fez um rombo na face da terra. Muitos acreditam que os dinossauros, podem ter morrido na queda de satanás e um terço dos anjos. 
o homem foi criado do pó da terra. Este dava nome a todos os animais, cuidava do jardim. Vendo Deus que não se achava uma auxiliadora, fez cair um sono profundo em Adão, e a primeira cirurgia foi feita, Deus retirou uma costela de Adão, formando a mulher. Deus realiza o primeiro casamento, onde Adão fala: ela se chamará varoa, osso dos meus ossos. 
Deus mostra ao homem a importância de obedecer, mostrando-lhe que ele poderia comer de todas as árvores, porem da árvore do conhecimento estes eles não deveriam se alimentar. É interessante notar que Eva cedeu a tentação, vindo a se alimentar da árvore, porem seus olhos se abrem , somente depois que Adão se alimenta .  Sabe o que isto nos mostra? O homem possui uma responsabilidade muito grande sobre sua família. Ele é autoridade, ele tem uma missão, por isto a mulher deve andar ao lado, como auxiliadora, sendo submissa. Muitos tem a ideia que submissão é escravidão. Submissão é estar ao lado do marido, ajudando-o na missão que Deus lhe concedeu. Afinal de contas, Deus não criou o homem para viver só, isolado, ele criou ambos, para estarem juntos. E ainda falou que o homem deveria deixar pai e mãe, e ter uma família.

Tudo que começa errado, vai dar errado. Muitos querem desobedecer o começo estabelecido por Deus, ao ínves de casar, preferem : amigar, amasiar, juntar. Filhos nascem fora do casamento, mais tarde verificamos: rejeição, separação, brigas, filhos nas drogas e etc. O homem precisa aprender valorizar o começo estabelecido por Deus.

Deus fala para Abrão sair da casa de sua parentela. Ele sai, porem leva seus familiares. Deus falou para ele sair. Mais tarde percebemos desavença de seus servos, com os servos de seu parente. 
Sabe porque? tudo que começa errado , termina errado. 

Iremos continuar o estudo sobre GENESIS NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA, COM IRMÃO MANUEL, VENHA PARTICIPAR CONOSCO. 

PARA CASA - ESTUDE O LIVRO DE GÊNESIS, E FAÇA UM ESBOÇO DE TUDO O QUE VOCÊ ENTENDEU.

CÉLULA DE CRIANÇAS IMPACTANDO VIDAS

PROFESSORA: FLÁVIA

As criança estudaram sobre a criação. Em seguida elas desenharam e coloriram.

VENHA PARTICIPAR CONOSCO.
TODA SEGUNDA FEIRA AS 20 HORAS
LOCAL: RESTAURANTE DA JOCELMA.