quinta-feira, 25 de abril de 2013

24/04/2013   ENCONTRO DE TODAS AS CÉLULAS DA COMUNIDADE BATISTA NOVA FLORESTA
LOCAL: COMUNIDADE BATISTA NOVA FLORESTA
RUA: CAPRICORNIO, 42, BAIRRO NOVA FLORESTA
PRELETOR: PASTOR DANIEL PARRELA - GRUPO DE HOMENS
ESTAVAM PRESENTES OS SEGUINTES PASTORES: PASTOR SAMUEL FALCONE, PASTORA ADRIANA, PASTOR FRANCISCO, PASTOR DANIEL PARRELA, PASTORA ALESSANDRA
OBS: Pastor Kallil não pode estar presente, por estar na inauguração da Congregação da Comunidade Batista Nova Floresta, no Bairro Caiçara.



          Toda última quarta feira do més, as células da Comunidade Batista Nova Floresta, se encontram. As mulheres se reúnem no Templo, e os homens na parte debaixo da igreja. Após o louvor ministrado pelo Pastor Francisco,  fomos para a sala maior, para ouvirmos a palavra de Deus. Começamos com a oração, pedindo a Deus que nos guiasse, e falasse aos nossos corações. Saudei a todos com a paz do Senhor, e comecei a pregação fazendo perguntas. Como herdar a vida eterna? quem é meu próximo? pedi aos irmãos que abrissem a palavra de Deus, em Lucas 10:35, e depois em Tiago capitulo 2 .

QUEM É MEU PRÓXIMO? LUCAS 10:35/ TIAGO 2

PRELETOR: PASTOR DANIEL PARRELA - Líder das célula Restaurante da Jocelma
Rua Paru, em frente a Faculdade Universo - Toda segunda feira as 20 horas.

Jesus estava explicando ao  doutor da lei, em Lucas 10:35, mostrando-lhe quem era o próximo. O doutor sabia dos mandamentos, porem ele tinha o conhecimento superficial, não tinha intimidade. Desta forma Jesus mostra quem era o próximo, através da citação da parábola do Bom Samaritano. Um jovem resolve sair de Jerusalém  local de adoração, do templo, para ir ao Jericó. Na época de Cristo, Jericó era a maior cidade da Judeia  Nela estava presente o palácio de inverno, hipódromo  fortaleza, construída por Herodes o grande. Jericó era conhecida como a cidade das palmeiras, local bonito, atraente. Este texto me faz lembrar a passagem do filho prodigo, que resolve sair de casa, atrás de coisas novas, pois as coisas deste mundo lhe atraia. Com este jovem não foi diferente, ele sai do local de adoração, para o local atraente. De Jerusalém para Jericó, existiam duas estradas, a mais longa, porem segura, e a perigosa, conhecida como caminho sangrento, por estar cheia de salteadores. Este caminho distava de Jerusalém  cerca de 30 km, tinha uma descida ingrime de 1040m. Em um determinado momento da caminhada rumo a Jerico, este jovem foi atacado por salteadores, que lhe saquearam, espancaram e deixaram-no caído  semi morto. Passou um Sacerdote, vendo-o, passou distante, o levita fez a mesma coisas. Porem o bom samaritano, vendo-o, aproximou, limpou suas feridas, colocou em seu jumento, levou para o hospital, pagou as despesas, e ainda falou: se faltar alguma coisa, eu descerei e pagarei as despesas. Agora preste atenção, o sacerdote, levita tinhão o conhecimento, a letra, religiosidade, porem faltava intimidade. Eles não aproximaram do camarada caído  de repente, pensaram: vou sujar minhas mãos, tenho que passar distante. Jesus estava mostrando para o doutor, que não bastava saber os mandamentos, ele precisava aproximar, ter intimidade, fazer obras. A fé e as obras andam de mãos dadas. Jesus através do exemplo do Bom Samaritano, nos mostra a importância de praticarmos a obra de Deus. Jesus estava mostrando ao doutor, quem era o próximo. Precisamos ajudar as pessoas, com a palavra de Deus, fazendo obras e fé. Abrão foi justificado pela fé,através da obra, Raabe foi justificada pela fé,através da obra. Quem é meu próximo? os religiosos não enxergaram e não conseguem enxergar o que Jesus estava falando, pois a religiosidade lhes cegaram e cegam  os olhos.Não podemos ser extremistas, não é somente pela fé, e nem somente pelas obras. Jesus mostrou sobre a importância de amar as pessoas, indo, ajudando, estendendo as mãos. Citei o exemplo do PROJETO SEMEANDO NO VALE, onde todas às terças feiras, levamos refeições aos moradores de rua. Jocelma tem feito as marmitas pela fé,muitas vezes sem ajuda de ninguém, com recurso próprio, nunca faltou nada. Dei exemplo do grupo católico que nos ajuda com tanto amor, e que se não fosse estes ficaríamos na mão, pois a Seara é grande, poucos sãos os trabalhadores. Frisei para os irmãos que não podemos ser extremistas, nem só fé, nem só obras, os dois andam juntos, nara irá cair do céu, se eu não trabalhar, correr atrás. Por isto estamos fazendo a obra de Deus, abrindo Células, pois nosso objetivo é estudarmos a Palavra de Deus, aproximarmos das pessoas, ganharmos almas e principalmente descobrir quem é nosso próximo. 


Tiago 2

14 Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?
15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,
16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?
17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.
19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.
20 Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?
21 Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?
22 Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou,
23 e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.
24 Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.
25 De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?
26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.