terça-feira, 13 de agosto de 2013

CÉLULA DE ADULTOS IMPACTANDO VIDAS - 12/08/2013

ESTUDO DE GENESIS

TEMA:  DEUS PROVIDENCIA UMA ESPOSA PARA ISAQUE, PONTOS IMPORTANTES A SEREM OBSERVADOS, NASCIMENTO DE ESAÚ E JACÓ, JACÓ ENGANA SEU IRMÃO ESAÚ POR DUAS VEZES, ISAQUE ABENÇOA JACÓ, BETEL , A CASA DE DEUS.


PRELETOR: MANUEL CASASSANTA


Passados três anos após a morte de Sara, Abraão estava bem velho, e seu filho Isaque, se encontrava solteiro, com a idade de quarenta anos de idade, precisando ser consolado.  Abraão sabia da importância do casamento, de estar com a pessoa certa,  ele precisava  de uma esposa, pois ele era o filho da promessa. Desta forma Abraão chama seu servo Eliezer, dando-lhe a incumbência de providenciar uma esposa para Isaque.  É interessante percebermos o seguinte: quando Deus faz a promessa a Abraão, dizendo que ele seria pai de uma grande nação, ele questiona falando que não possuía filhos, que seu herdeiro era Eliezer. Porem Deus afirmou que ele seria pai, e que Sara sua esposa teria um filho. No tempo determinado, aos cem anos de idade, Isaque nasce.  Eliezer poderia ter boicotado, enganado Abraão, providenciado uma mulher de qualquer região, assim ele se vingaria, por ter perdido a exclusividade na herança. 
Abraão  chama seu servo, profetiza que tudo daria certo, ambos fazem juramento, Eliezer promete que iria a parentela de Abraão, na região da  Mesopotâmia, para trazer a esposa para Isaque. Leva  consigo, dez camelos, e joias para presentear a amada e sua família.  Ao chegar próximo a cidade, ficou em um lugar estratégico, perto do poço, justamente no horário onde as moças vinham para buscar água. Ele orou a Deus, dizendo: que a mulher que me dessa água, e para os dez camelos, esta seria a escolhida. Era comum, as moças darem água para quem pedisse o que não era comum, era dar de beber aos animais.  Rebeca se aproxima para tirar água, Eliezer lhe pede água, ela não lhe nega, e ainda traz água para os dez camelos. Para você ter uma ideia, cada camelo toma em media, vinte e cinco litros de água.  Rebeca estava mostrando a Eliezer suas qualidades. Ao terminar todo o serviço, ele pergunta de quem ela era filha, e se tinha lugar em sua casa para passarem descansarem. Ao que respondeu: “sou filha de Betuel, de Milca, de Naor. Este era  irmão de Abraão.  Ainda falou: “ temos muita palha, muito pasto e lugar para vocês  passarem  a noite.  Ao chegarem na casa de Rebeca, a família de Rebeca deu alimentos aos animais, e antes de se alimentarem, Elizeu explicou o motivo de sua vinda, bem como o que ele falara com Deus, a respeito da moça que lhe desse água, bem como aos animais, esta seria a escolhida, enviada de Deus para Isaque, filho de Abraão. A família de Rebeca fora presenteada, bem como Rebeca, e no dia seguinte, ambos partiram para a região do sul, onde se encontrava Isaque, orando a Deus, a tarde.
 É interessante notarmos alguns pontos:
1-      A importância de profetizar, de crer que Deus está no controle de todas as coisas;
2-      A importância da ação. O servo de Elizeu representa a ação;
3-      A importância de uma família abençoada;
4-      A importância de estar com a pessoa certa;
5-      A importância da oração a Deus.
Isaque avista os camelos, em seguida ambos ocorre o encontro entre Isaque e Rebeca, foi amor a primeira vista.
No capitulo 25, Abraão casa com Quetura, pois Sara havia morrido. E deste nascem seis filhos. Deu a isaque tudo o que tinha, as concubinas, deu presentes. Abraão viveu cento e setenta e cinco anos, morreu em boa velhice, sendo sepultado na caverna de Macpela, local que havia comprado para enterrar sua amada, Sara. Deus abençoou ricamente Isaque, filho de Abraão.
Das gerações de Ismael, vieram doze príncipes. Este viveu cento e trinte e sete anos. Já Isaque quando tomou Rebeca, estava com quarenta anos de idade. Ele orou insistentemente para que Rebeca concebesse, pois ela era estéril. O Senhor ouviu suas orações, e Rebeca concebeu, dando a luz gêmea. No ventre de Rebeca, havia luta, por serem duas nações. No nascimento, Jacó segura o calcanhar de Esaú, tentando passar a frente, demonstrando as características de suplantador, enganador. Esaú cresce, e  tornar-se  caçador, sendo mais amado de seu pai, Isaque, e Jacó,homem simples, habitava em tendas,  amado de sua mãe Rebeca,  Um dia Esaú chega muito cansado, e com muita fome, Jacó havia preparado um delicioso guisado. Esaú lhe pede o alimento, dizendo que estava morrendo. Jacó lhe dá com a seguinte com a condição que lhe fosse dado a sua primogenitura. Esaú, falou: “pra que me serve, e lhe conferiu o direito. Só lhe faltava agora a bênção de seu pai, isto era uma questão de tempo.
Havia muita fome na terra, Isaque foi a Abimeleque, rei dos Filisteus, em Gerar. Deus havia falado para ele não descer na terra do Egito, prometendo-lhe abençoar como abençoou Abraão. Os homens da região perguntaram a Isaque quem era a mulher que estava com ele, ao que falou: “ é minha irmã, temendo pela sua vida, pois ela era muito bonita. Um dia, olhando pela janela, o rei Abimeleque, presenciou Isaque brincando com sua esposa. Desta forma ele manda chamar Isaque, e  o repreende. Abimeleque permitiu Isaque habitar na terra, e ordenou que ninguém tocasse em Isaque ou em sua esposa. Devido ter se enriquecido grandemente, os filisteus o invejaram, tampando os poços que seus servos cavavam. Isaque passa a morar no vale de Gerar. Versículo 17. Depois Isaque sobe para Berseba, e Deus lhe fala para não temer, porque ele iria multiplicar a sua semente, e abençoar toda a descendência, por amor a Abraão.
No capitulo 27 – Isaque estava bem velho, pede seu filho Esaú, para caçar um animal, e fazer um gostoso guisado, pois ele iria se alimentar, e em seguida abençoa-lo. Rebeca, ouve conta a Jacó, falando para ele ir ao rebanho, trazer um cabrito, pois iria fazer para Isaque, em seguida Jacó seria abençoado pelo seu pai. Rebeca havia preparado tudo, Esaú era peludo, ela coloca um roupa de Esaú, e pelos nas mãos de Jacó. Seu pai chega a questionar, dizendo que os pelos eram de Esaú, mas a voz de Jaco. Ele se alimenta, e em seguida abençoa Jacó, pensando ser Esaú. Ver 32
Esáu vendo que fora enganado, primeiro ter perdido a primogenitura, a agora a benção, coloca em seu coração, o desejo de matar o seu irmão, logo que seu pai morresse. Rebeca sabendo do desejo de Esaú, anuncia a Jacó, e pede para que ele fosse para Padã, onde morava Labão, seu irmão. Rebeca não queria que Jacó se casasse com as filhas de Hete, como Esaú havia feito, e trazia desgosto. Ver 46
No capitulo 28
Isaque chama Jacó, o abençoa e fala para que ele não se casasse com as mulheres de Canãa, mas que ele fosse para Padã Arã,casa de Betuel, pai de sua mãe, e tomasse de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de Rebeca.
No caminho, Jacó de Berseba, e se foi para Harã. Chegando a um lugar, para passar a noite, pegou uma pedra, para fazer de travesseiro, e deitou-se. Sonhou, eis que uma escada era posta na terra, cujo o topo tocava nos céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. O Senhor estava acima dela, e disse: “ Eu sou o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque, esta terra, em que estás deitado, darei a tua semente. Ver 14,15. Acordando, Jacó fica assombrado, e fala: “ este lugar é a casa de Deus” Jacó fez um voto a Deus, dizendo: “ Se Deus me guiar, for comigo, me der pão para comer e estes para vestir, em paz eu retornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus. Esta pedra que coloquei por coluna será a casa de Deus, e , certamente, de tudo quanto me deres te darei o dizimo.

NA PROXIMA SEGUNDA FEIRA, IREMOS ESTUDAR A PARTIR DO CAPITULO 29. VENHA PARTICIPAR CONOSCO, TEM SIDO BÊNÇÃO.

Ao terminarmos nosso estudo, oramos a Deus, e,  em seguida cantamos parabéns para a irmã Manuela, filha do irmão Manuel Casassanta e Flavia.  A festa foi ótima, com direito a bolo, salgados e refrigerante. Que Deus, continue abençoando a Manuela, proporcionando, saúde, alegria, paz, e um futuro brilhante nas mãos do Senhor.

CÉLULA IMPACTANDO VIDAS DE CRIANÇAS


As crianças se reuniram  para estudar a palavra de Deus, desenhar e colorir.
Professora Flávia.