terça-feira, 20 de agosto de 2013

CÉLULA DE ADULTOS IMPACTANDO VIDAS- 19/08/2013
PRELETOR: PASTOR DANIEL PARRELA
ESTUDO DO LIVRO DE GENESIS – CAP 29 AO 39

TEMA:

JACÓ ENCONTRA COM SUA AMADA RAQUEL, TRABALHA  14 ANOS PELAS FILHAS DE LABÃO, E SEIS PELO SEU SALARIO,NASCIMENTO DE JOSÉ, A FUGA DE JACÓ E SUA FAMILIA, CONCERTO DE LABÃO COM JACÓ, MANAIM, JACÓ FICA SABENDO DA VINDA DE ESAÚ COM 400 HOMENS, JACÓ LUTA COM O ANJO NO VALE DE JABOQUE, PENIEL, O ENCONTRO DE JACÓ COM ESAÚ, DINÁ É DEFLORADA, JACÓ RETORNA A BETEL , CASA DE DEUS, GERAÇÃO DE ESAÚ, A VIDA DE JOSÉ, JOSÉ É PRESO.

No capitulo 28, vemos Isaque falando para seu filho ir para parentela de sua esposa Rebeca, que se encontrava em Harã. Isaque abençoa seu filho, e ele parte. Jacó chega a um lugar, em Berseba, para passar a noite. Ele sonha, e eis que  uma escada estava ligada na terra, e chegava aos céus, por ela os anjos subiam e desciam. Jacó acorda, e fala: “ este lugar é a casa de Deus,  chamou aquele lugar Betel,  casa de Deus”. Neste lugar, Jacó faz  um voto a Deus, prometendo dar o dizimo de tudo, se Deus o guardasse de todo mal, lhe desse: pão, água, vestimentas, pega a pedra que lhe serviu de travesseiro, e derrama azeite sobre ela.
Capitulo 29 – Jacó chega as terras do oriente.  E se aproxima de um poço, onde se encontrava três rebanhos. Era costume esperar todos os pastores chegarem para dar de beber aos animais, pois a pedra era muito pesada.  Neste episodio, temos Jacó removendo a pedra, estrategicamente.  Eu assisti o  filme de Jacó, onde ele removia a pedra, colocando paus debaixo da pedra, e depois fazendo-a girar como uma tampa de maionese.  Raquel era pastora, ela assiste tudo o que estava ocorrendo, em seguida leva Jacó para sua casa, contando para os seus pais o episodio. Na casa de Labão, Jacó se apresenta, e fica um mês, trabalhado de graça. Versículo 14,15 Labão vendo esta situação, declarou: “ fala-me o teu salário, que lhe darei”. Jacó respondeu: “ trabalharei por Raquel, sua filha mais nova”. Desta forma ficou estipulado que ele ira trabalhar sete anos por Raquel. Vers 18,20  Finalizando os sete anos, Labão faz um banquete, uma festa de casamento, e Jacó é enganado, recebendo a filha mais velha Léia.  Labão se explica: “ em nossa região não é certo a mais nova se entregue, se a mais velha não for casada”. Jacó não tendo saída, trabalhou mais sete anos pela sua amada. Vers 27
Capitulo 30 – Raquel pede filhos a Jacó, dizendo que iria morrer. Jacó fala: “ sou Deus, que te impediu?” Neste capitulo Leia tem seis filhos e uma filha, sua concubina tem filhos, a concubina de Raquel, e já no versículo 22, Deus olha para Raquel, e ela concebe um filho, e lhe chama de José. Vers 24. Em seguida, Jacó vai a Labão, e pede para ir embora, Labão porem faz um novo pacto com Jacó, e permanece em sua propriedade, mais seis anos. Ficou estabelecido que todos animais que nascessem salpicados e malhados será meu salário. Jacó descascou uma vara verde, e colocaram no bebedouro dos animais, os animais nasciam salpicados e malhados.  Desta forma ele se enriqueceu, grandemente.
Capitulo 31 – Deus fala para Jacó ir embora. No vers 3 ele fala para suas esposas, sobre o semblante de Labão, que este havia mudado seu salário dez vezes. Vers 7. Veja o que Deus falou a Jacó no versículo 13. Jacó reúne tudo que Deus havia lhe dado, Raquel furta os ídolos do lar. Versículo 19
Labão sabendo que Jacó havia fugido com sua filhas, animais e principalmente o ídolo do lar, parte em perseguição, por sete dias. Ele é visitado em sonhos, onde Deus lhe fala para não fazer nada contra Jacó.  Ao chegar fala a Jacó: “ não me deixastes despedir de minhas filhas, meus netos, eu poderia lhe fazer mal, mas Deus me visitou. Ele pergunta pelo seu ídolo do lar,e fala: quem estiver com ele seja morto. Revista todas as coisas, não achando, devido Raquel ter assentado em cima, e não poder se levantar, dizendo estar naqueles dias. Ambos fazem um concerto, Labão volta para sua casa, e Jacó continua sua caminhada.
Capitulo 32 – Jacó se encontra com os anjos, e fala: “ Este lugar é Manaaim. “ Os anjos foram ao seu encontro, justamente para confirmar que ele estava no caminho certo. No versículo 6, Jacó recebe a noticia que seu irmão Esaú, estava vindo ao seu encontro com 400 homens. Sabendo da notícia, ele reparte tudo o que tinha em dois bandos, pois temia que seu irmão dizimasse sua família. Em seguida Jacó ora a Deus. Vers 9,10,11.  Jacó vai sozinho para o Vau de Jaboque, onde luta com um anjo, tendo o seu nome mudado para Israel. Vers 27. Chamou Jacó este lugar de Peniel. Vers 30
Capitulo 33 – Logo em seguida chega Esaú com os 400 homens. Jacó se inclina sete vezes perante o seu irmão, ambos se beijam e se abraçam. Esaú volta para Seir, e Jacó parte para Sucote, em seguida Siquem, terra de Canãa. Compra uma parte do terreno, na mão de Hamor, pai de Siquem.
Capitulo 34 – A filha de Jacó, Diná é deflorada.
Capitulo 35 – Deus manda Jacó ir para Betel. Jacó pede a todos que retirem os ídolos, deuses estranhos, para jogar fora. Vers 4. Chegando em Betel, edifica um altar a Deus, onde a Benção é confirmada. Vers 16 Raquel tem um filho, em seguida ela morre no parto. Colocam o nome do menino de Benjamim. Raquel é enterrada em Efrata, Belem. Jacó chega a terra de seu pai, Hebrom. Foram os dias de Isaque, cento e oitenta anos de idade, morreu em boa velhice.
Capitulo 36 – Temos as geração de Esaú;
Capitulo 37 – Temos a geração de Jacó;  Nascimento de José, os seus sonhos, sendo vendido pelos seus irmãos para a terra do Egito, em seguida vendido para Potifar;
Capitulo 38 – A história de Tamar e Judá;
Capitulo 39 – José é preso, sendo acusado de ter agarrado a mulher de Potifar.

Segunda feira que vem, dia 26/08 iremos falar sobre o capitulo 38, 39,40 .
O ESTUDO SERÁ DADO PELO MISSIONÁRIO MANUEL CASASSANTA.
Venha participar conosco, Deus tem realizado prodígios em nosso meio.
CÉLULA IMPACTANDO VIDAS DE CRIANÇAS.
A professora Flavia contou histórias bíblicas para as crianças. Em seguida elas fizeram trabalhinhos.
Traga suas crianças para aprenderem a palavra de Deus.
Professora Flávia.