quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

02-12-2013 - GIDEÃO JUIZ LIBERTADOR

CÉLULA IMPACTANDO VIDAS
LOCAL: RESTAURANTE DA JOCELMA
TODAS AS SEGUNDAS FEIRAS AS 20 HORAS   

ESTUDANDO O LIVRO DE JUÍZES - 02/12/2013
GIDEÃO - 5 JUIZ DE ISRAEL

O livro de Juízes é conhecido como o livro do ciclo. O povo de Israel havia conquistado a terra prometida, a terra estava repleta de inimigos. A principio o povo de Israel guerreou, exterminou os inimigos. Com o tempo, o povo passou a fazer aliança com os inimigos, adorando outros deuses. Desta forma Deus permitiu que estes inimigos vivessem com o povo de Israel, com o intuíto destes pressionarem o povo, e estes buscassem a Deus. As pressões vinham, o povo clamava a Deus, surgiam os libertadores, homens enviados por Deus. Assim que estes estavam julgando, vinha o periodo da paz. Após estes morrerem retornava o tempo da opressão, pois surgiam outros inimigos.
 

O primeiro Juiz de Israel foi Otniel, o segundo Eude, Sangar, Debora,Barac, Gideão.
Vamos falara hoje sobre o Juiz Gideão, o quinto Juiz de Israel;



Gideão estava malhando trigo em um buraco, devido os Medianitas estarem roubando tudo o que o povo tinha. O anjo aparece e fala: " você será o libertador, ajudará o seu povo". Gideão falou: " eu não tenho condições, sou o menor, sou pobre". Deus responde que seria com ele. Gideão fala: "se o Senhor for comigo, então me aguarde que irei fazer um banquete". Assim que tudo estava pronto, o anjo tocou com o cajado e tudo foi consumido. Em seguida ele fez a prova do orvalho, onde se a lã estivesse molhada, e a terra seca, era pare ele entenderia que era para ir contra os inimigos, dito e feito. Em seguida Gideão inverteu, a lã deveria estar seca, e a terra molhada, dito e feito. Desta forma Gideão prepara 32.000 homens para guerra, porem Deus fala: `" é muita gente para ir contra os inimigos, este povo vai dar a honra a quantidade, proclama quem estiver com medo, que volte". Acredite se quiser, voltaram 22.000, ficaram apenas 10.000 homens. Sabe o que Deus falou? Gideão, é muita gente ainda, leve este povo para beber agua no rio, quem ajoelhar, você colocará a parte, e quem lamber as águas como cão, levando as mãos a boca, este grupo irá com você. Apenas 300 homens tomaram água como cão. Eu tenho um cachorro, quando ele toma água, e eu aproximo, ele continua tomando, porem fica de olho em mim. Isto que Deus estava querendo mostrar a Gideão, o grupo deveria ser atento, esperto, estar vigiando o tempo todo. Com estes trezentos homens, Gideão iria para guerra e venceria.
Deus fala para Gideão ir até o acampamento dos inimigos com seu servo Pura. Ao chegar ele ouve o depoimento de um homem: " eu sonhei, que uma fatia de pão rodeava o acampamento, esta fatia é Gideão. Ele ouve e fala: Deus está conosco. Reune os trezentos homens, divide em tres grupos de cem, coloca em suas mãos: cantaros vasios, tochas, buzinas e fala: olhe para mim. Em determinado momento ele fala: toquem a buzina, quebrem os cantaros, o povo inimigo ouvindo, correu, e passou a lutar entre si.

Esta história nos mostra o seguinte: Quando estamos em obediência, servindo verdadeiramente a Deus, não precisamos lutar, Deus luta ao nosso favor.
Gideão e seus trezentos homens, não precisaram lutar, Deus lutou ao favor do povo. Sabe porque? Gideão permitiu Deus agir em sua vida.
Leia mais Juizes capitulo 6


PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA IREMOS FALAR SOBRE SANSÃO
VENHA PARTICIPAR CONOSCO, TEM SIDO BÊNÇÃO.