quarta-feira, 6 de novembro de 2013

04/11/2013 - ESTUDO SOBRE O POVO DE ISRAEL RUMO A TERRA PROMETIDA



CÉLULA DE ADULTOS IMPACTANDO VIDAS
LOCAL: RESTAURANTE DA JOCELMA
RUA : PARU, EM FRENTE A UNIVERSIDADE UNIVERSO.
TODAS AS SEGUNDAS FEIRAS AS 20 HORAS.

ESTUDO SOBRE O POVO DE ISRAEL RUMO A TERRA PROMETIDA -04/11/2013

PRELETOR: PASTOR DANIEL PARRELA E MISSIONÁRIO MANUEL CASASSANTA

Depois de permanecerem quatorze meses e vinte dias no monte Sinai, o povo de Israel  ruma a terra prometida.
Vários acontecimentos ocorrem: Miriã fica com ciúmes de Moises, devido Deus falar somente com ele. Como consequência ela fica leprosa. Moises intercede pela vida de sua irmã, ela é curada, sete dias depois. Moises fere a rocha, quando Deus orienta ele falar , ao invés de ferir. Consequência da desobediência: ele não entra na terra prometida.
Moises chegando em Cardes Barneia, nomeia doze homens, um de cada tribo, para espiar a terra prometida. Eles deveriam trazer o relatório de tudo. Os espias viram cachos de uva, tão grandes que deveriam ser carregados por dois homens, figos, uma terra maravilhosa, que realmente manava leite e mel, os habitantes eram descendentes de Enac, gigantes de três metros de altura. Ao final dos quarenta dias, estes retornam a Moises e a comunidade para trazer o relatório. Os dez espias falaram: “ a terra é boa, mana leite e mel, aqui está os frutos da terra, mas existe um porem: “a terra é habitada por gigantes, sentimos como gafanhotos”, não tem  como vencer este povo. Neste momento  o povo começou a chorar, murmurar, lamentar, desejando voltar ao Egito. Em seguida Josué e Calebe, que também espiaram a terra, falaram: a terra realmente é de gigantes, mas Deus nos dará a vitória, iremos vencer. Tarde demais o povo preferiu ouvir o relatório negativo dos dez espias. Consequencia do pecado: a geração acima de vinte anos, não entraria mais na terra prometida.
Após este ocorrido, Deus falou para Moises, que o povo da geração antiga, deveria retornar, e caminhar no deserto durante quarenta anos, até que a geração antiga perecesse, pois somente a geração abaixo de vinte anos, Josué e Calebe entrariam na terra prometida.
Ao final dos quarenta anos, Moises se encontrava com cento e vinte anos de idade, Miriam, Arão e todos da geração antiga haviam morrido no deserto, somente Josué e Calebe se encontravam vivos, junto com a geração nova.
Vamos revisar?
GÊNESIS = Significa começo de todas as coisas. A criação da terra, do homem, da mulher, dos animais, plantas e etc.
Êxodo= Saída do povo de Israel da terra do Egito.
Deus prometeu Abraão, Isaque, Jacó, uma descendência muito grande, uma terra que manava leite  e mel. Falou com Abraão que seu povo iria ser levado escravo para o Egito, e depois de quatrocentos anos, retornaria para Canãa. Genesis 14:15 . Foi o que aconteceu, José era filho de Jacó, sendo um jovem sonhador, relatava aos seus irmãos todos os sonhos que Deus estava lhe dando. Um dia, seus irmãos aproveitando a oportunidade, venderam-no para o Egito. José ficou dezessete anos escravo no Egito, sendo que dois anos permaneceu no cárcere, devido ter sido acusado de ter abusado da mulher de Potifar. Passados dois anos no cárcere, ele foi chamado para interpretar os sonhos de Faraó, após interpretar, foi nomeado Governador do Egito, tendo oportunidade de trazer toda sua família para habitar na terra de Gósen, cerca de setenta pessoas. O tempo passou a descendência que conhecia José, e seus feitos, haviam morrido, bem como o Faraó. O povo de Israel havia se multiplicado, chegando a dois milhões de pessoas, fato este que estava preocupando o povo do Egito. Desta forma, resolvem escravizar o povo de Deus, durante quatrocentos anos. Moises, sendo hebreu, nasceu em uma época onde as crianças estavam sendo arremessadas no rio Nilo. Sua mãe, orientada por Deus, coloca Moises no cestinho betumado, no rio Nilo, justamente na hora que a filha de Potifar estava tomando banho. Ela vendo o cestinho, abre é vê uma criança hebreia. Moises é criado pela filha de Potifar, aprendendo a cultura egipicia. Aos quarenta anos de idade, vendo um egípcio batendo em um hebreu, decide matar o egípcio, sendo obrigado a fugir para o deserto, onde permaneceu quarenta anos, pastoreando para o seu sogro Jetro. Aos oitenta anos de idade, Deus o chama no monte Sinai, para libertar o povo de Israel que se encontrava escravo na terra do Egito. A principio ele coloca vários obstáculos, dizendo ser gago, não ter condições. Deus mostra seus poderes, e diz que usaria a boca de seu irmão. Moises se apresenta ao povo de Israel, juntamente com seu irmão, demonstra o poder de Deus, e fala  para o povo, que este seria resgatado por Deus, para a terra prometida, que Deus o usaria. Em seguida, Moises se apresentou durante vários dias a Faráo, pedindo que liberasse o povo para prestar culto no deserto. Faráo impedia, Deus enviava as pragas. É  interessante sabermos que as pragas enviadas por Deus, foi de encontro aos deuses do Egito. Exemplo: a águas se tornaram em sangue, atingindo o rio Nilo, tido como deus no Egito. A última praga, foi a morte de todos os primogênitos do Egito. O povo de Israel deveria passar sangue nos umbrais da porta, reunir a família, para cear um cordeiro assado, celebrando a saída da terra do Egito. Páscoa significa : passar por cima, celebrar a libertação do povo da terra do Egito.
Após a morte dos primogênitos, Faraó permite o povo de Israel sair da terra do Egito, com suas mulheres, crianças, homens, animais e muitos objetos de ouro, prata.
Havia um percurso de dezoito dias para chegar a terra prometida, porem o povo de Israel iria encontrar com os Filisteus, homens que estavam armados até os dentes. Receoso de o povo retornar a terra do Egito, devido o confronto com o povo Filisteu, Deus orienta Moises prosseguir rumo ao mar vermelho.  Faraó decide seguir o povo de Israel, juntamente com seus soldados. Deus orientou Moises marchar, o mar vermelho abriu, o povo de Deus, atravessou com os pés enxuto, quando o povo do Egito, estava atravessando o mar, este fechou, vindo matar todos os homens, cavalos, as carruagens afundaram.
O povo de Israel estava sendo conduzido por Moises, de dia, Deus enviava uma nuvem, para refrescar o povo, devido o calor, e uma coluna de fogo, para esquenta-los,devido o frio. O povo reclamava com fome, sede. Deus enviou pão, água, carne. O povo chega ao monte Sinai, local onde Moises teve um encontro com Deus. No monte Sinai, Deus envia os dez mandamentos, ensina o povo sobre as leis, as regras, normas, como deveriam cultuar.
O livro de Números é a preparação do povo para entrar na terra prometida;
O livro de Deuteronômio a revisão da lei.  A geração antiga não entraria na terra prometida, devido o relatório dos dez espias, somente a geração nova. Esta geração não havia presenciado o feito do mar vermelho, não estavam presentes quando Moises, recebeu os dez mandamentos, as leis. Moises estava revisando as leis para esta geração, que deveria dar prosseguimento, para isto estes deveriam obedecer os mandamentos do Senhor, ensinar os seus filhos, andar em santidade e obediência a Deus.
Moises estava com cento e vinte anos, Deus fala para ele consagrar o seu sucessor, Josué, pois ele não entraria na terra prometida. Ele deveria subir no monte Nebo, na região dos moabitas, onde avistaria toda terra prometida, em seguida morreria.
O povo agora se encontra em frente ao rio Jordão, sob o comando de Josué. Deus o chama, e lhe fala o segredo da vitória.

Na próxima reunião, iremos aprender sobre o segredo da vitória dado a Deus, a Josué, o combate a cidade de Jericó, os obstáculos que impediam a entrada na terra prometida, distribuição das terras ao povo de Israel, governo Teocrático,época dos Juízes.

Venha participar conosco, tem sido bênção.