terça-feira, 17 de setembro de 2013

CELULA IMPACTANDO VIDAS DE ADULTO – DIA 16/09/2013

Local: Restaurante da Jocelma                   

Rua : Paru, em frente a Universidade Universo
Segunda feira as 20 horas

TEMA: MILAGRES, AS PRAGAS NO EGITO, O SIGNIFICADO DE CADA PRAGA NO EGITO, OS MAGOS RECONHECEM O DEDO DE DEUS;

PRELETOR: PASTOR DANIEL PARRELA

ÊXODO CAP 4

Deus pergunta para Moises o que ele tinha nas mãos, ao qual  responde: uma vara. Deus fala para Moises joga-la no chão, esta se transforma em uma cobra. Deus fala para Moises pega-la pela cauda, e ela transforma em uma vara. Em seguida, fala para Moises colocar a mão no peito, a mão  fica leprosa, Moises retorna a mão, ela volta a ficar sã. Deus fala para Moises pegar um pouco de água, e jogar em terra seca, esta se transforma em sangue.
Deus estava mostrando a Moises, que ele iria libertar o povo de Israel, com o seu poder. Moises chega a falar que não teria condições, que não era eloquente, era pesado no falar. Ver 10. Porem Deus fala que Ele iria colocar as palavras em sua boca, afinal de contas ele era o criador de todas as coisas.
Deus fala para Moises descer para o Egito, pois todos que queriam sua morte, já haviam morrido.  Vers 19;
Deus revela a Moises que o povo de Israel era o seu primogênito, e que o primogênito de Faraó iria morrer. Vers22.
Moises e Arão chegam ao Egito, logo em seguida ocorre o primeiro avivamento espiritual entre  o povo de Israel. Vers 29 ao 31.

Cap 5

Moises pede a Faraó que deixasse o povo ir embora, para celebrar uma festa no deserto. Vers 1 Faraó responde não conhecer a Moises, e muito menos o Senhor.
Vers 5 Faraó fala que o povo havia parado de trabalhar, não estava mais realizando suas tarefas, falando somente em sacrificar ao Senhor no deserto. Com isto ele ordena que aumentassem a carga, o trabalho. Vers 8,9,17

CAP 6

Deus revela que a luta era com ele, aquele povo teria que ser ver com Ele. Ele fala: “ Eu sou o Senhor, estabeleci meu concerto com Abraão, Isaque, Jacó, prometi a terra de Canãa, ao povo de Israel. Ouvi o clamor do povo de Israel.  Deus ordena que Moises falasse ao povo, porem este não o ouve. Vers 9,12.

CAP 7

Moises se apresenta a Faraó, mostrando-lhe os milagres, da vara se tornando em cobra. Os magos de Faráo fazem o mesmo, porem a cobra de Arão engole as serpentes dos magos. O coração de Faráo continua endurecido. Vers 11

CAP 8 em diante, ocorrem as pragas no Egito. Faraó, cedia, deixando o povo ir para sacrificar no deserto, logo em seguida arrependia-se, impedindo o povo sair. Desta forma seguiram dez pragas. Deus estava lutando pelo povo, atingindo as divindades do Egito, mostrando-lhes que existia somente um Deus verdadeiro.

CURIOSIDADE :
Deus iria mostrar ao Egito, que seus deuses, não era nada perante o verdadeiro Deus, criador dos céus e da terra. As pragas do Egito, foram de encontro a cada deus do Egito.
  
1 PRAGA – ÁGUA TRANSFORMADA EM SANGUE – ÊXODO 7:14-24
A transformação das águas do rio Nilo em sangue causou desonra ao deus Nilo. Os Egípcios adoravam o rio Nilo. Existiam certas espécies de peixes, que eram adorados, muitos eram mumificados. Ex 7:19-21;

2 PRAGA – RÃS; EX 8:01-15
A rã era tida como símbolo da fertilidade e do conceito egípcio da ressurreição. Era considerada sagrada para a deusa rã. Assim a praga das rãs trouxe desonra para esta deusa.

3 PRAGA – PIOLHOS; EX 8:16-19
A terceira praga resultou nos Sacerdotes- magos reconhecerem a derrota, quando se viram incapazes de transformar pó em borrachudos. Atribuía-se ao deus Tot, a invenção da magia ou das artes secretas. Nem mesmo este deus pode ajudar os magos.

4-PRAGA- MOSCAS; EX 8:20-32
Deus Tot, o senhor da magia, juntamente com o deus ptah, criador do universo, para os egípcios, não pode intervir na proliferação das moscas, e muito menos atingir a região onde se encontravam o povo de Israel.

5 –PRAGA – PESTE SOBRE OS BOIS E VACAS ; EX 9:1-7
A praga no gado, atingiu todos o gado do Egito, matando-os. Esta praga humilhou a deusa vaca, deusa sagrada dos egipicios. Nenhum gado do povo de Israel morreu. Exodo 9:4-7;

6-PRAGA FERIDAS SOBRE OS EGIPICIOS; EX 9:8-12
Deus zombou a deusa rainha Neite. Moises jogou pó para o céu, que veio a proliferar tumores e ulceras no povo do Egito, inclusive nos magos. Mais uma vez Israel foi poupado destas pragas. Ex 9:11

7-PRAGA CHUVAS DE PEDRA; EX 9:13-35
A chuva de pedra, envergonhou a deusa Iris, deusa da água e a deusa Osíris, deusa do fogo;

8-PRAGA –GAFANHOTOS ; Ex 10:1-20 – Significava derrota dos deuses. Os Egitos atribuíam a fartura da colheita, ao deus do ar. Porem o deus sebeque, deus inseto não pode fazer nada. Ex 10-12:15

9-PRAGA – ESCURIDÃO; EX 10:21-23 Deus derrubou o principal deus do Egito, rá o deus do sol. A palavra Faraó, significava sol, ele era tido com um deus. Egito ficou no escuro, em trevas, durante três dias. Enquanto isto, Israel tinha luz. Ex 10:23

10-PRAGA – MORTE DE TODOS OS PRIMOGENITOS ; EX 11:12

Todos os primogênitos do Egito morreram, inclusive entre os animais. Esta morte representou a humilhação para os deuses e deusas no Egito; Ex 12:12; Os governantes do Egito, chamava-se a si mesmo de deuses, filhos de rá ou Amom rá. Depois das pragas, todos souberam da existência do verdadeiro Deus. Todos os falsos deuses, foram destruídos. Na morte dos primogênitos, Deus estava mostrando para todo o Egito, que a morte e a vida, estavam no poder de suas mãos.

Na semana que vem iremos dar continuidade a partir do capitulo 11. Venha participar conosco, tem sido bênção.

Pastor Kalil esteve confraternizando conosco, benção pura.

CELULA IMPACTANDO VIDAS DE CRIANÇAS 16/09/2013

As crianças se reuniram para aprender a palavra de Deus com a professora Flávia. Em seguida fizeram trabalhinhos.
Venha participar conosco de nossos estudos.